segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dizer que os pescadores são uns porcos, será o mesmo que dizer que os banhistas são uns inconscientes, que as mulheres conduzem mal, que os adolescentes são todos rebeldes, que os homens são insensíveis e por aí fora, num nunca acabar de rótulos muitas vezes injustos, muitas vezes exagerados.

As pessoas, ou melhor, um grupo de pessoas que partilha uma mesma actividade ou interesse nunca poderá ser só isto, ou só aquilo, isto, porque cada pessoa é uma só - única e, dentro dela, cabem várias perspectivas e interesses.

É importante, contudo perceber porque e de onde nascem, certos "chavões", rótulos, antipatias que podem crescer de forma tão ignorante que muitas vezes se transformam em guerras.











A Brigada do Mar não julga, mas é verdadeira, e quando lhe perguntam que tipo de lixo se encontra quando durante 15 dias se palminham 45 km de areal para fazer o POSSÍVEL, ou seja, CUIDAR DA CASA QUE É DE TODOS, e limpar, limpar, limpar, limpar... a verdade é que, a resposta, para além de embalagens de plásticos de TODOS OS TAMANHOS E FEITIOS, garrafas de bebidas várias, fraldas e o papelinho da sandes, o que se encontra são despojos de quem trabalha e vive do mar: pedacinhos de corda, aos milhões!, starlights e respectivas embalagens, papel de prata ( provavelmente da sandes para mantar a fome ), garrafas de cerveja, muitas, muitas, muitas caixas de isco de esferovite e lâmpadas fluorescentes ( provenientes das embarcações ), entre outras ferramentas e pequenos objectos de plástico que nem sabemos identificar mas que apanhamos às centenas, por dia!



Queremos, por isso apelar ao bom senso, a uma melhor atitude que evite que o mar, a paisagem, a praia de que tanto gostamos e que tanto nos dá, sejam magoados, destruidos, entregues a uma série de corpos estranhos que não conseguem digerir nem transformar. Sabemos todos que quando um organismo adoece, caso não haja cura, há doença crónica e eventualmente...


Eventualmente há um cantinho do Mundo, um cantinho de Portugal, que conta com um grupo cada vez maior de pessoas dispostas a cuidar daquilo que outras pessoas tratam com menos cuidado.
Pessoas de todos os tamanhos e feitios feitas de uma matéria preciosa: acreditar.
 

A Rita, o João, os 3 filhos e os dois cães acreditam, a Carminda e o Jack acreditam, a Vanda acredita, o Ofi acredita, o Sérgio, o Zé, o Pedro, o Gualter, a Rute, o César, o Henrique e o Simão acreditam, A Elsa, a Raquel, e a Isabel acreditam, a CM. de Grândola, a Honda, o Camping da Galé acreditam e apoiam e, muitos/as mais sabem do que estamos a falar e acreditam, cedendo-nos tempo, gasolina, alimentação, ligação de internet para podermos partilhar contigo o que se está a passar aqui, tempo e acima de tudo ânimoooooo!


E cheias desse ânimo, transformado em vontade 19 pessoas e 3 cães estiveram nos primeiros dois dias da 5ª edição da Brigada do Mar e já limparam cerca de 8 km entre a Praia do Pinheirinho e a lagoa de Melides.


 BOA!





Partilhar

Sem comentários: