terça-feira, 15 de maio de 2012

Todos os anos, o Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz participa na Brigada do Mar.
E hoje pelas 9 da manhã, estavam na praia com muita energia, a colaborar com esta iniciativa e com o ambiente, mesmo não podendo desfrutar dele livremente.
Existe qualquer coisa de mágico nos atos de cidadania, quando se evitam julgamentos e apenas se corrije o que aparenta estar errado.
Juntos, caminharam pela praia a recolher o que foi deixado à deriva por inconsciência ou ignorância, com sorrisos nas caras.


Ao início da tarde, com o Sol a dizer que não lhes ia facilitar a vida, um dos voluntários encontrou um objecto muito estranho e em avançado estado de decomposição.
 

O objecto tinha escrita a palavra que ninguém quer ler de perto... muito menos numa superfície que aparenta desfazer-se ao mínimo toque,... BOMBA.


Imediatamente a Brigada do Mar entrou em contacto com a C. M. de Grândola que agilizou os procedimentos necessários para que o objecto fosse identificado e retirado do local.

A Polícia Marítima chegou passado pouco tempo, resolveu agilmente a situação e explicou que apesar de não ser uma bomba de ataque contém substâncias altamente tóxicas e perigosas.
Nem sempre estes objectos vão dar à costa em zonas vigiadas, nem sempre ficam visíveis, e nem sempre se juntam pessoas para percorrer essas zonas e cuidar delas...
Estes achados deixam um misto de alegria e tristeza, pois se por um lado, a monitorização e vigilância fazem sentido, por outro lado ainda há muitas Brigadas do Mar e da Terra para nascer.

Este assunto ficou resolvido, mas a Brigada ainda tem muito pela frente nos próximos 12 dias.



Partilhar

1 comentário:

Anabela disse...

Parabéns Amigos :)) Quando leio as vossas crónicas lembro-me sempre de uma frase :

"O difícil nós fazemos agora, o impossível leva um pouco mais de tempo." - Gurion , Ben

Isto são vocês :)) Nada vós para e a vossa energia e contagiante.
Obrigada pelo exemplo que dão a todos nos