quarta-feira, 18 de maio de 2011

Compacto de Sexta a Domingo, 13, 14 e 15 de Maio. : )

Gannnnnnnnnda cena ó meu!!! Era só “malucos” a apanhar o lixo dos outros, pareciam cardumes!!!

Foi com esta frase que começamos a segunda-feira dita por um pescador quando estavamos a tomar café.
A verdade é que no fim-de-semana a “família” estava cá toda e cresceu mais um pouco com pessoas maravilhosas que se inscreveram via net, os amigos dos amigos, os curiosos rendidos à causa, os ambientalistas, os engenheiros do ambiente, os professores, os avós, os filhos, os cães e também a equipa de Voluntários da Honda Portugal na sua frota de carros ecoverdes por dentro e por fora.


Na sexta-feira começaram a chegar pessoas, a Raquel Alves, o Gonçalo Lima, o Rui Simões e o Pedro Taylor- brigadeiro tri-repetente : )


No Sábado recebemos mais brigadeiros novos todos espectaculares:
- a Cláudia Ramos ouviu falar de nós, e organizou um grupo de 5 pessoas que nem se conheciam; tinham-na a ela e à causa como elo de ligação e ao final do dia já eram da família do mar!
Bem-vind@s Cláudia, Telma Jordão, Luís Dias, Joana Veloso e Sara Guerreiro!!!!!
Até parece que quem quer ajudar tem sempre boa onda!


Cada um com o seu ritmo cada um com a sua energia,…
Claro que ninguém ganha ao João Lourenço- outro brigadeiro tri-repetente : ), tanto na recolha de lixo como no ping-pong,… ele é imparável, a Rita não lhe fica a trás é a esposa…desculpem, a amiga.
Bem, é assim, são casados e têm uma amizade e respeito um por outro que salta à vista soam como um diapasão onde os seus três filhos o Guilherme o Gustavo e o Gaspar são a música.


Agora percebemos a verdadeiro sentido da frase “até dá gosto ver”; são especiais mas não ligam muito a isso, obrigada do mar por existirem!


Neste momento faltam cerca de 3 quilómetros para termos praia limpa desde Melides até à Praia da Torre que fica junto à praia da Comporta.
Devemos ter cerca de 35 quilómetros percorridos, e embora a nossa luta não seja fazer quilómetros, mas sim limpar o máximo possível com as forças que temos durante estes 15 dias, é bom saber que esta enorme extensão está pronta para receber passeios sem mágoa, como o que impulsionou a Brigada do Mar à 3 anos atrás…
Nos nossos voluntários há os que preferem ligar ao lixo maior e estão a contribuir para haver menor impacto visual fazendo a vegetação da duna crescer mais e mais forte, há quem prefira apanhar estar horas a apanhar os lixo mais miúdo que vão desde as infindáveis cotonetes às tampas das garrafas, até bocados de plástico com menos de 1 centímetro, e aqui ninguém vence a Rute - não consegue parar de pensar nos peixinhos, peixes e peixões que morrem por ingerirem este tipo de peças, não consegue deixar de pensar na tartaruga que morreu por causa de uma corda…. Se ao menos ela tivesse tido a possibilidade de apanhar essa pequena corda… ela estaria viva … quem sabe?


E é esta a força que faz a nossa onda, não temos que dar contas ou provar nada, é uma coisa que fica connosco próprios com o mar e o céu .
Domingo eram dois grandes grupos que estavam instalados no fantástico Camping da Galé, às 8:00 era
ver-nos a sair da cama a dizer bom dia alegria! com um sorriso como se fossemos amigos desde sempre.
Foi tomar um café e descer a maravilhosa arriba fóssil, em 5 minutos estávamos na praia, e às 9 da manhã passamos à acção.
O grupo da Honda Portugal, 20 no total, começaram na Aberta-a-Nova cheios força e boa Honda, no final da manhã tínhamos cerca 80 sacos cheios!!!


E claro, mais uma vez a Fundação do Gil esteve cá a dar ânimo e alegria.
A Margarida juntou-se a nós com 2 dos seus filhos o Nuno que é um guerreiro de luz e super concentrado em apanhar todo o que podia e o Zé, aquele que disse na primeira Brigada em 2009 que quando as pessoas se juntam e fazem coisas boas são deuses;
- Nós acreditamos nisso! Obrigado do Mar e VivaaAAAaaaaaa o GIL que ajuda tantas vidas!!!


À tarde o calor era sufocante, e iniciamos á acção por volta das 16:30, mesmo assim tivemos que parar logo de seguida, ou melhor, tivemos que proibir de apanhar lixo,… mesmo em nome do que se vê para fazer não valia a pena arriscar e só retomarmos às 17:15 e foi até à noitinha.
Terminamos com umas cervejas bem fresquinhas oferecidas pela Xuca e pelo Jaime, a todos um Grande Obrigada do Mar!!!!
Tivemos também a visita inesperada da SIC, vieram ver os milhares de cotonetes espalhados pelo areal…
Em 20 minutos 3 pessoas reuniram o suficiente para alarmar e ser notícia…
Já começaram à procura se existirá alguma deficiência numa das ETAR, mas seguramente que o culpado é de quem manda coisas pela sanita que não seja cocó e xixi…
Tudo o restante, é para colocar no indiferenciado.


De qualquer forma já ultrapassamos os 1000! sacos de 150 litros, sem contar com os de grandes volumes que ficam fora dos sacos.
E se esta acção tem o mérito de ano após ano encontrar menos lixo não deixa ser preocupante a quantidade que ainda se vê.
E com certeza afirmamos que 90% do lixo vem de algumas embarcações de pesca, são o seu lixo, são os iogurtes líquidos e frascos de café, são as lâmpadas estragadas e as latas vazias bem como as artes de pesca velhas,… como é possível que meia dúzia de pessoas sem consciência estraguem a vida a tanta vida?....



Acabamos o dia a despedir-nos dos nossos nuestros hermanos que tiveram que ir, com muita pena nossa e da grande lutadora Ana Seirôco da Associação 5 Elemento, e de muitas outras Causas.
As fronteiras são para quem apenas quer separar, simplesmente fantásticos estes 4 rapazes!!!
Gracias do mar.


Acabamos o fim-de-semana … nós, os que cá ficam, o determinado Pedro Martinho o grande Pedro Taylor, muito, muito obrigada pela vossa entrega e muito mas muito obrigada do mar!
Aos que lutam para dar as todas condições possíveis a quem também quer acreditar, à guerreira Rute Novais, ao fantástico Victor Lourenço, ao incansável Vítor Gomes e ao grande campeão da faúlha Simão.
O que fazemos é apenas uma gota no oceano mas sem ela não conhecíamos pessoas tão fantásticas como vocês.
Um viva do Mar a todos os voluntários do Mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





WE ARE ON, WE ARE ONE!


Partilhar

7 comentários:

Brigada Honda do Mar disse...

Grande compacto... muito bom!

Gostei de ler. Espero que este nosso contributo seja o primeiro de muitos...

Bom descanso Brigadeiros!

Paulo Rosa disse...

É bonito ver como poucos fazem muitos;como os pequenos se fazem gigantes;como desconhecidos fazem uma familia;como muitos fazem um só...
A força e o querer desta gente maravilhosa deve servir de exemplo.
É,sem dúvida,uma demonstração de amor por um dos pilares da existência: Respeito.
Pelo Mar,pela Terra,pelo Céu,por todos Nós e pelos que hão-de vir.
Obrigado por existirem e por nos fazerem acreditar que é possível contribuirmos para um mundo melhor.
Bem Hajam Brigadeir@s do Planeta.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=foFGNas5Fe8

Moonlight disse...

É emocionante ler este relato, no dia que os meus rapazes se foram embora para Espanha e me deixaram o coração pequenino de saudade e algumas lágrimas.

Força Brigada! Seremos cada vez mais!

É um orgulho ser Brigadeira!

Brigada do Mar disse...

Queridos amigos:
as vossas palavras, a nossa e vossa atitude e os resultados alcançados só têm um nome: AMOR : )

Unknown disse...

Estamos todos de Parabéns!!! Com vontade tudo se consegue! Força Brigada!!

Anabela disse...

Parabens amigos!
Fantastico este compacto......Incrivel a vossa força
e a vossa resistencia. :)

Estamos longe mas estamos convosco .
Beijinhos e....FORÇA para o arranque final.


VIVA A BRIGADA DO MAR !!!

Anabela