domingo, 24 de maio de 2009

Centímetros de futuro.





4 dias e toneladaS já recolhidas. A proposta de 45 km de praia a serem limpos por gente que gosta da Terra pareceu-me suficientemente curiosa para vir espreitar - e participar. É contagiante, acreditem. Esta sensação de fazer a diferença, de mudar um centímetro que seja do futuro. De nos devolver este património tão de todos.
Todos os dias saem "partidos" da praia, com um sorriso rasgado, com a fúria misturada com crença: é possivel. Eles acreditam, e eu também.
Contamos percorrer cerca de 45 km e limpar tudo o que for possivel. E o tudo é inacreditável: bidons, garrafas, seringas, restos vários de pesca, muita esferovite, latas, embalagens das mais variadas. Tantas marcas que ficariam envergonhadas de por aqui passar! alô senhores directores de marketing...
Amanhã vem a televisão testemunhar o que aqui ficou escondido. E desde quando é que está aqui?? quem deixou, como veio aqui parar, foram as marés, foi a inconsciencia, foi a noção escassa de que alguém há de vir limpar...ou a total ignorância do Todo, de que fazemos parte de um mundo único e finito, de que temos mesmo de respeitar o que nos rodeia, respeitando-nos um bocadinho mais assim?!
13 loucos e mais quem vier por bem. Uma brigada apaixonada pelo Mar, pela praia, pelos outros. Sem caras e com um coração enorme, maior que nós. Há alturas em que parece que o lixo o vai suplantar, ao coração. Mas depois os sacos enchem-se, as fotos do antes-e-depois compõem-se, e há mais gente a perguntar como é, como é que se vem cá ter, como é que se pode ajudar... PODEM COMEÇAR POR CONTAGIAR TODOS OS VOSSOS AMIGOS COM ESTE BLOGUE, onde todos os dias haverá noticias da evolução da coisa.
Domingo 31, acaba esta quimera de conquistar metros de luz, quilometros, toneladas cubicas de felicidade. Até lá este cantinho do mundo prova que é possivel, e que todos fazemos MESMO a diferença.
Obrigada, Brigada do Mar!
Margarida Pinto Correia
PS - as Reservas Naturais não eram supostas ser locais de culto?
Partilhar

3 comentários:

Paulo Rosa disse...

Alegremente "partidos",dizemos bem alto: PARA A SEMANA ESTAMOS AÍ!
É gratificante poder fazer algo que parece tão pequeno, mas que nos enche o coração de felicidade.
E não custa nada.. quer dizer..só custa a vontade de querer!
Obrigado e força.

Ps:

Al Gore sou eu e tu,
Al Gore sou eu e tu,
Vamos salvar a terra,
O nosso "pelaneta",
O "pelaneta" azul!!

Os Indiferenciados

Anónimo disse...

Queria agradecer a todos os intervenientes desta tão nobre iniciativa o vosso gesto fantástico. Também queria deixar, nesta "caixinha", a minha admiração pela coragem em "descalçarem-se" e por os "pés" à obra!!!!
De lamentar é a atitude das pessoas com as praias lindíssimas que temos. Será que o estado destas é o reflexo da sociedade em que vivemos??
Amélia de Campos

Unknown disse...

Com muita felicidade posso afirmar: Eu Fui!! Eu Vou!! Estou "viciada" nesta sensação de bem estar,de contribuir para um mundo melhor, ou neste caso, uma praia melhor...
E nem as bolhas gigantes me demovem.
Obrigada Brigada do Mar.
Até sexta-feira.
Beijinhos